Um aporte necessário e fundamental para auxiliar na melhoria do ambiente de trabalho e estudo, o que conseqüentemente, amplia as chances de obter melhores índices educacionais, são os investimentos em rede física. Com a aplicação de R$ 23 milhões, o Governo do Estado vai construir mais dez novos prédios escolares em diferentes regiões e ainda, ampliar, reformar e adequar unidades em outros oito municípios. Os convênios para as obras foram assinados ontem pelo governador em exercício, Silval Barbosa, secretários de Educação, Ságuas Moraes, da Casa Civil, Eumar Novacki e prefeitos e representantes dos dezoito municípios contemplados. Os recursos conveniados com os municípios representam R$ 16,7 milhões e o restante será aplicado nas obras pela própria Secretaria de Estado de Educação. Os recursos possibilitarão a construção de novos prédios de escolas já existentes nas cidades de Colíder, Nova Bandeirantes, Matupá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso, na região Norte. Na Baixada Cuiabana, os recursos serão aplicados em comunidades rurais como na Aldeia Velha, em Acorizal; no Pirizal, em Nossa Senhora do Livramento; e uma escola nova será construída no Km 120, em Poconé. Uma nova escola também será construída em Campo Verde. Os demais municípios – Juína, Paranaíta, Terra Nova do Norte, Nobres, Mirassol d’Oeste, Porto Esperidião, Nova Lacerda e Juara – terão unidades reformadas e ampliadas, com adequação das instalações para pessoas com necessidades especiais. MELHORES ÍNDICES No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação, Mato Grosso atingiu em 2007 a meta que estava prevista para ser alcançada somente em 2009, quando obteve nas séries iniciais do Ensino Fundamental índice de 4,4 (era de 3,6 em 2005). O desempenho melhorou também nas séries finais do ensino fundamental, saindo Mato Grosso de 3,1 em 2005 para 3,8 agora em 2007. Quanto ao ensino médio, houve crescimento na média esperada, de 3,1 para 3,2. O secretário Ságuas Moraes observou que os números ainda não são ideais, mas destacam Mato Grosso acima de algumas médias nacionais, que estão em 4,2 para as séries iniciais e 3,8 para as séries finais do Ensino Fundamental; e também na região Centro-Oeste. “A reestruturação da rede física contribui em para aumentar a auto-estima de profissionais, estudantes e pais, e o comprometimento de todos os que estão envolvidos no processo educacional”, argumentou o secretário estadual.