PUBLICIDADE

Interiorização da UFMT será discutida em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

A interiorização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a implantação de três novos polos da universidade federal no Estado serão amplamente discutidas em Lucas do Rio Verde. O assunto será tema de debate e palestra com o vice-reitor da universidade, professor João Carlos de Souza Maia, às 15h30, no Pavilhão de Palestras durante a Expolucas 2013. A palestra é gratuita.

Com crescimento econômico em torno de 12% ao ano, Lucas do Rio Verde aponta a necessidade de qualificação de mão de obra para que as vagas de emprego ofertadas sejam ocupadas. Em um levantamento realizado recentemente constatou-se que a demanda por ensino superior chega a quase nove mil jovens no município e região, sendo 2.630 alunos cursando o ensino médio nas escolas públicas e privadas de Lucas do Rio Verde, e mais de seis mil nos municípios circunvizinhos.

Para atender a demanda e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho estão sendo estudadas alternativas, como é o caso dos cursos profissionalizantes, e agora a solicitação de cursos superiores de instituições públicas.

A interiorização da UFMT faz parte de um plano de expansão universitária, que tem como objetivo ministrar o ensino superior, sob suas diferentes formas e modalidades, nos diversos campos do saber, desenvolvendo a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento. A iniciativa contempla ainda a promoção de cursos fora das sedes até que sejam construídos novos campi. Também há possibilidade de implantação de cursos modulares em municípios do interior.

Atualmente a UFMT possui cinco campi: Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Sinop, e mantém na área de ensino, projetos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Ao todo são mais de 50 cursos regulares de graduação, cerca de 30 cursos de especialização, além de cursos de mestrado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE