A secretaria estadual de Educação selecionou 100 estudantes do ensino médio para participar do programa de intercâmbio MT no Mundo. Eles foram divididos em dois grupos de 50 e ficarão três semanas em diferentes cidades da Inglaterra – Oxford, Worthing, Eastbourne, Brighton, Bournemouth e Cambridge, em uma imersão na língua e cultura inglesas. Das escolas estaduais de Sinop são 10 escolhidos que embarcam na próxima sexta-feira e sábado.
O coordenador na diretoria regional de Educação (DRE) Jeferson Lucas Zanin, disse, ao Só Notícias, que, “o objetivo do intercâmbio é proporcionar uma experiência de estudo que visa o aprimoramento da formação acadêmico-profissional, principalmente em relação à aprendizagem de outra língua e da vivência de outra cultura, questões tão importantes em um mundo globalizado”.
De acordo com o embaixador de Língua Inglesa da delegacia regional em Sinop, Romeu Donatti, “no grupo um estão os estudantes que se destacaram no uso da Plataforma Mais Inglês cumprindo vários requisitos e no grupo dois os estudantes primeiros colocados na avaliação formativa de saída, de 2022, que ocorreu no final do ano passado, entre 29 de novembro e 6 de dezembro”. Todo o programa de intercâmbio será custeado pelo governo do Estado e o governo concederá ajuda de custo semanal de aproximadamente R$ 1,2 mil para despesas pessoais.
No Grupo 1 ficaram os estudantes Nikoly Magalhães de Oliveira aluna da escola Olímpio João Pissinati Guerra, Daniely de Lucia Novais da escola Enio Pipino, Geovana Gabriélli Romero de Lucia da escola Militar Tiradentes que são alunos de Sinop. Eduardo Henrique Casadei Silva escola Milton Armando Pompeu de Barros, de Colíder, e Gabriel Alves Lemuny que estuda na Militar Tiradentes, de Sorriso.
No Grupo 2 estão os alunos de Sinop Magdiel B de Souza Júnior, da escola Tiradentes Sinop, João Pedro Bevilacqua Alves, da escola Nilza de Oliveira Pipino, Kawan Olivo Serednicki da escola Militar de Lucas do Rio Verde, Ricardo Soares Hionton, estudante da escola Ivaldino Frâncio, União do Sul (130 km de Sinop) e Gabriel Lopes Santos da escola Bromildo Lawisch, de Itanhangá.
Ano que vem é prevista nova edição do programa de intercâmbio MT no Mundo.