O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em parceria com as prefeituras e câmaras, realizou audiências públicas nas cidades de Colniza, Canarana e Água Boa para apresentar a instituição e o projeto de implantação de novos campi nestes municípios. A primeira audiência foi realizada em Colniza e, durante o evento, foi publicado um edital de chamada pública para a captação de doação de área para a construção da sede do campus.
Em Canarana, além de discutir o projeto de implantação do campus, a equipe do IFMT apresentou um resumo dos serviços prestados ao longo dos últimos três anos pelo Centro de Referência local. A sessão contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade, que, segundo a instituição, demonstraram grande interesse nas futuras instalações. Em Água Boa já há uma área destinada para a construção do campus, facilitando os preparativos para o início das obras.
As audiências públicas nas três cidades contaram com a presença de prefeitos, vereadores, líderes comunitários, estudantes, professores das redes municipais e estaduais, e a população em geral. “A ampla participação da sociedade civil mostrou o grande interesse e expectativa pela chegada do IFMT, que promete transformar a vida educacional e econômica das regiões envolvidas”, destacou a instituição.
O reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, expressou seu entusiasmo com a expansão. “Fico feliz em poder conduzir a implantação de três novos campi do IFMT e, assim, ampliar o número de pessoas atendidas pelo nosso Instituto Federal. Nosso objetivo é mudar vidas e contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social das cidades e regiões onde estamos presentes.”
Ontem, conforme Só Notícias já informou, o IFMT anunciou que o governo federal confirmou um crédito suplementar de R$ 3 milhões e, segundo a instituição, com esse repasse, o orçamento de 2024 se igualou ao de 2023. No dia 10 de junho, em reunião com os reitores dos institutos federais, o presidente Lula anunciou uma nova recomposição do orçamento da Rede Federal, destinando ao IFMT o valor de R$ 3,9 milhões. De acordo com a instituição, esse aumento representa aproximadamente 3,3% do orçamento previsto para o exercício de 2024.