O levantamento geral divulgado pelo Ministério da Educação aponta que 68.584 pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), para concorrer a uma das aproximadamente 7,6 mil vagas ofertadas entre os 182 cursos oferecidos pelas três instituições públicas mato-grossenses: UFMT, Unemat e IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). Considerando que os candidatos poderiam selecionar uma segunda opção de curso, o ministério identificou 135,3 mil inscrições somente para Mato Grosso.
A relação de candidatos aprovados em primeira chamada foi divulgada no início desta semana. Os selecionados têm entre sexta-feira (18) até terça (22) para procurarem as instituições e confirmarem as matrículas. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 28, com matrículas entre os dias 1º a 5 de fevereiro.
Nacionalmente, o ministério aponta pouco mais de 1,9 milhão de inscritos e cerca de de 3,8 milhões de inscrições. Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.
O Sisu foi desenvolvido em 2010 pelo MEC e, por ele, as instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.