Os agendamentos para a terceira edição do Exame Supletivo Online começam no próximo dia 11. As provas iniciam em 18 deste mês e possibilitam a conclusão do ensino fundamental e médio para milhares de pessoas. O pré-cadastro para inscrição, assim como responder ao questionário socioeconômico, já pode ser feito. A estimativa é de que 60 mil agendamentos. As provas serão nos laboratórios de informática de 25 Centros de Educação de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) instalados em cidades pólos no Estado.
A redução do período de agendamentos para 75 dias em caso de não obtenção de acerto de 50% ou mais das questões, é uma das mudanças adotadas em 2013. "Na primeira edição do Exame, se o inscrito não alcançasse esse percentual teria de esperar 180 dias para um novo agendamento. Em 2012, passamos para 120 dias. Em 2013, o período novamente foi reduzido, mas consideramos um tempo hábil para que o inscrito se prepare para a nova realização das provas", explica o gerente curricular da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Antônio Marcos Passos.
Outra mudança na terceira edição, trata-se da elaboração das questões da prova realizadas por uma comissão de professores criada para atendimento específico da demanda. "Sempre tentamos elaborar uma prova que seja o mais próximo possível da realidade do inscrito, do seu cotidiano. Também avaliamos os resultados do questionário socioeconômico para o desenvolvimento do trabalho", declarou.
A assessoria informou ainda que o exame supletivo emprega intermediação tecnológica e é disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação desde 2011.