O período de inscrições para o processo seletivo para o curso de especialização em Relações Étnico-Raciais: políticas públicas, diversidade e sociedade, encerra às 18h da próxima quarta-feira (15). Com carga horária de 420 horas, o curso ofertado pelo câmpus de Nova Xavantina, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferece 125 vagas, todas gratuitas, com início das atividades em março de 2023.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente via internet pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). No ato da inscrição, é necessário preencher o formulário online; anexar documento de identificação pessoal; cadastro de pessoa física (CPF); diploma de curso de graduação ou declaração de conclusão; e barema preenchido e documentos comprobatórios da pontuação indicada.
O curso com duração de 16 meses será ofertado na modalidade ensino remoto com aulas síncronas e assíncronas, ofertado por meio de módulos mensais com um encontro presencial mensal aos sábados em um dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) escolhido no ato da matrícula. Os polos de encontro presencial estão presentes nos municípios mato-grossenses de Cuiabá, Juína, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Sorriso. Os encontros presenciais ocorrerão no último sábado de cada mês.
As 125 vagas de especialização deste edital são destinadas para portadores de diploma de curso superior, preferencialmente, para professores na rede pública de ensino. As vagas obedecem a seguinte distribuição: 70 delas são destinadas a ampla concorrência, sendo 14 por polo; 10 vagas para profissionais da Educação Básica que se autodeclararem negros, indígenas, quilombolas, assentados e pessoas LGBTQIA+, sendo 2 vagas por polo; e 45 para candidatos que não possuam quaisquer tipos de pós-graduação, sendo 9 por polo.
Segundo a Unemat, o curso, sob a coordenação dos professores Regina Caldeira e Éverton Neves dos Santos, tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos conhecimentos que visem contribuir para a formação continuada em relações étnico-raciais com foco em políticas públicas, diversidade e sociedade. A seleção ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira Inscrição, de caráter eliminatório e a segunda Avaliação de Barema, de caráter classificatório.
Serão aprovados os 25 candidatos com as maiores pontuações em ordem decrescente, inscritos em cada polo, de acordo com a distribuição das vagas. Os demais serão considerados classificados ou desclassificados. O resultado final será divulgado no dia três de março. Os candidatos selecionados terão de 4 a 12 de março para efetuarem as matrículas. A aula inaugural acontecerá no dia 13 e o início da primeira disciplina no dia 16 de março.