As inscrições para o vestibular 2010/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso podem ser feitas até 31 de maio, pelo site da entidade. A taxa é R$ 80. São oferecidas 2.485 vagas, em cursos regulares e na modalidade a distância, por meio de convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes).
Do total de vagas, 1.800 estão distribuídas entre 44 cursos regulares da Unemat, em diferentes áreas do conhecimento, ministrados nos campi universitários de Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Alto Araguaia, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina, Barra do Bugres, Juara e Colíder.
As outras 685 são oferecidas na modalidade a distância, para os cursos de licenciatura em Biologia, Física e bacharelado em Administração Pública, a serem desenvolvidas em polos de apoio presencial da UAB, instalados nos municípios de Cáceres, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Sorriso.
Essas novas turmas são possibilitadas por meio de convênio firmado entre a Unemat e Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O vestibular terá nove provas objetivas e uma de interpretação de textos, realizadas em etapa única, nos 27 e 28 de junho. As provas objetivas incluem questões de Física, Biologia, Matemática, Geografia, Língua Estrangeira, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura. O candidato poderá optar por realizar o concurso em 13 municípios, onde tem campi ou pólos da Unemat, além de Cuiabá.