PUBLICIDADE

Inscrições em 9 cursos do Projovem em Lucas R. Verde vão até dia 16

PUBLICIDADE

Começaram hoje e vão até o dia 16 de maio as inscrições para o Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, com 500 vagas, em nove cursos de qualificação, que visam garantir melhores oportunidades de trabalho para jovens de 18 a 29 anos, que estejam desempregados, cursando ou que já tenham concluído o ensino fundamental ou médio. Os cursos são de Administração (45 vagas), Agroextrativismo (20 vagas), Construção e Reparos (180 vagas), Metalmecânica (50 vagas), Madeira e Móveis (50 vagas), Serviços Domiciliares (25 vagas), Beleza e Estética (25 vagas), Informática e Telefonia (55 vagas) e Turismo e Hospitalidade (50 vagas).

As inscrições estão sendo feitas no site da prefeitura de Lucas do Rio Verde,  nas escolas municipais Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e também na estadual Dom Bosco.

O prefeito Marino Franz ressaltou que o Projovem é uma grande oportunidade de crescimento profissional e o mercado de trabalho de Lucas do Rio Verde tem capacidade de absorver toda essa mão-de-obra. "Se em alguns setores faltam vagas, em outros, que exigem nível técnico, a carência é muito grande. Não existe desemprego para quem tem qualificação."

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Raabe, ressaltou que a falta de mão-de-obra qualificada é uma das principais dificuldades dentro do processo de desenvolvimento econômico do município. Os cursos foram escolhidos de acordo com as necessidades locais e visam garantir além de qualificação profissional, a formação social dos alunos, com aulas de cidadania, direitos humanos e ética.

O Projovem tem duração de seis meses com aulas diárias. Para dar mais um incentivo aos jovens, o governo federal ainda irá conceder uma bolsa no valor de R$ 100, depositados mensalmente na conta bancária dos alunos que estiverem efetivamente frequentando as aulas.

No entanto, para que o programa seja efetivado em Lucas do Rio Verde é necessário que todas as 500 vagas sejam preenchidas. Se não, os recursos de aproximadamente R$ 1 milhão deverão ser devolvidos ao governo federal. Em contrapartida aos investimentos do governo federal, o poder público local terá a responsabilidade de executar o projeto e ainda garantir que pelo menos 30% dos alunos sejam inseridos no mercado de trabalho.

Para o vereador Airton Callai (PSD), o Projovem é uma grande oportunidade de inserir no mercado de trabalho, jovens que não tem condições de pagar por uma qualificação profissional. "Profissionalizar, transmitir conhecimento, dar oportunidade para as pessoas melhorarem de vida, ajudar na renda familiar, dar dignidade a quem deseja, acredito que este seja o grande ganho social desse projeto e, fico feliz por ser um dos incentivadores e vê-lo tornar-se realidade em Lucas do Rio Verde."

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE