O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a realização de duas edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir do próximo ano, sendo que a primeira já está com data definida e será nos dias 28 e 29 de abril. A mudança está publicada em Diário Oficial da União, que circula hoje.
Nesta segunda-feira, começa o período de inscrições para a edição deste ano. O prazo encerra em 10 de junho. Conforme Só Notícias informou, a taxa é de R$ 35. Os concluíntes do ensino médio, matriculados em escolas públicas, são isentos. As provas serão dias 22 e 23 de outubro.
Desde o ano passado, as notas obtidas no Enem passaram a ser usadas nos processos vestibulares das universidades federais, ou como fase única ou como parte do processo. A participação no Enem é pré-requisito, também, para estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.
Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame no país.