A implantação do campus do Instituto Federal de Mato Grosso será discutida, na próxima semana, em Brasília, pelo vice-prefeito, Aumeri Bampi, com a equipe do Ministério da Educação, para tentar agilizar o processo de instalação do campus. O encontro deve ser na 4ª feira.
A possibilidade de Sinop receber uma unidade foi admitida no mês passado pelo reitor do instituto, José Bispo Barbosa. A proposta, elaborada pela administração municipal, envolve a oferta de cursos como de ensino médio-técnico, com demanda para artes e música, eletrônica, eletrotécnica, informática, telecomunicações e química e, também os de graduação, para as áreas de artes com habilitação em música, além de secretariado executivo e engenharia de alimentos. A proposta tem ainda os tecnólogos, para áreas de automação industrial e tecnologia em redes de computação, por exemplo.
A prefeitura também ficou encarregada de doar a área de instalação. Conforme Só Notícias informou, atualmente, Mato Grosso conta com 11 sedes do Instituto, sendo duas em Cuiabá, uma em Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Campo Novo dos Parecis, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente e, a mais recente, em Sorriso, cuja estrutura deve ser entregue até 2012. Alta Floresta, Várzea Grande e Primavera do Leste serão as próximas a ganharem unidades, segundo o Ministério da Educação, até 2014.