A implantação de um curso de mestrado na área de ciências sociais, no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), para atender professores e estudantes, está próxima de acontecer. O projeto encaminhado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) foi aprovado e há pendência apenas na liberação de recursos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), para o custeio de professores e toda logística, para viabilizar o início dos trabalhos. A informação é do presidente da comissão de Estudos de Desenvolvimento e Pós-gradução, doutor Aumeri Carlos Bampi.
Existe a possibilidade, segundo ele, das ativididades iniciarem ainda neste semestre. “Era para começar desde janeiro. Estamos com o projeto aprovado. Será uma parceria com a Universidade Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), de onde os professores virão, e estamos apenas esperando a resposta”, destacou.
No início do ano uma comissão de docentes da Unemat, UFMT e Ceprotec, foi formada para articular a vinda do curso. Entre as demandas apontadas estavam a área de ciências sociais, educação tecnológica e desenvolvimento sustentável, para qualificar o quadro docente das três instituições.
Ainda, conforme Aumeri Bampi, as instituições mantém as discussões para a implantação de doutorados no município, com objetivo de aumentar a formação de profissionais da educação. Entre as áreas estariam desenvolvimento sustentável, educação tecnológica e ciências ambientais.