PUBLICIDADE

Imóvel agrada comissão e implantação do IFMT em Sinop depende da prefeitura

PUBLICIDADE

O imóvel apresentado pela prefeitura para ser a sede do Instituto Federal de Mato Grosso em Sinop agradou a comissão que está avaliando o local para instalar o campus provisório. A primeira opção é o Amazon Centro de Eventos, antigo Amazônia Clube (ao lado da escola Enio Pipino), que passa por reformas e, segundo a assessoria do instituto, após terminadas as adequações, tem condições de abrigar a estrutura. “O local tem a infraestrutura necessária para as nossas instalações. Entretanto, a prefeitura deve oficializar a proposta por meio de um documento. Eles precisam firmar o contrato de aluguel com o proprietário, para que as aulas tenham início ainda no ano que vem”, informa o IFMT.

Entretanto, a prefeitura afirmou que ainda não foi comunicada da decisão do IFMT de aceitar este imóvel. A secretaria de Administração informou, ao Só Notícias, que “aguarda a manifestação do instituto para dar início ao processo licitatório e geração de contrato com o proprietário. O trâmite deve durar, a partir da notificação, no máximo 45 dias”.  A prefeitura sugeriu ao instituto, como segunda opção, o imóvel onde funcionava a Escola Estadual Zeni Vieira. Não foram informados os valores de aluguéis de ambos.

Inicialmente, o campus será vinculado ao de Sorriso. A partir da escolha do imóvel, será marcada audiência pública para "definir os cursos, que devem ser escolhidos (para Sinop) de acordo com a demanda do município. Temos que ouvir a comunidade. Para um primeiro momento, a intenção é trazer cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e depois abrir cursos mais longos, como bacharelados e pós-graduções”, explicou a presidente da comissão de implantação, Gilma Chitarra. Os computadores e mobiliários, que serão utilizados no campus de Sinop, já foram comprados.

A forma de ingresso nos tecnólogos e bacharelados deverá ser por vestibular próprio da instituição ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os cursos de bacharelado -agronomia, engenharia florestal, engenharia de alimentos,engenharia de controle e automação, zootecnica, secretariado executivo, dentr outros – tem duração de até dez semestres. Os tecnólogo (alimentos, agronegócio, análise e desenvolvimento de sistemas, biocombustíveis, controle de obras, produção de grãos, dentre outros) duram de seis a sete semestres. Há também cursos de pós-graduação.

Atrasos
Em fevereiro passado, o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, esteve reundio, em Sinop, com o prefeito Juarez Costa (PMDB) e ambos previram que a instalação do instituto aconteceria até maio e -agora- no segundo semestre já haveria cursos disponíveis. Mas houve outro atraso e nem a sede provisória está escolhida. Em entrevista ao Só Notícias, Juarez prometeu, na época, “que o prédio seria locado de imediato. Vamos também destinar uma área para construir a estrutura definitiva em Sinop”, prometeu.

A prefeitura propôs, na época, alugar um imóvel perto do estádio municipal para o instituto se instalar provisoriamente. No entanto, o órgão concluiu que o imóvel não atendeu a necessidade, por não apresentar “estrutura compatível com o instituto”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE