Estudantes que concluíram o ensino fundamental até o final do ano poderão concorrer a uma das 2.810 vagas ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) em cursos técnicos integrados ao ensino médio por meio do exame de seleção 2017/01. Ao todo são 23 opções de cursos, distribuídas em 19 municípios mato-grossenses.
Em Sorriso, o órgão abriu vagas nos cursos técnicos de Alimentos e de Agropecuária. São 140 vagas ao todo (70 em cada curso). O curso de Alimentos tem foco industrial, e visa a capacitação dos estudantes para processos de transformação de alimentos. Já o curso de Agropecuária é focado nas atividades desenvolvidas no campo.
Nos dois cursos ofertados os estudantes deverão frequentar a escola em período integral (manhã e tarde) durante os três anos correspondentes ao ensino médio. Se aprovado ao final do curso, o aluno estará habilitado tanto para seguir carreira como técnico quanto para prestar vestibular em qualquer curso superior de qualquer área de conhecimento.
A seleção dos estudantes para os cursos acontece por meio de uma prova, que será aplicada no mês de novembro. Os interessados em concorrer a uma das vagas deverão se inscrever no site selecao.ifmt.edu.br e preencher os formulários exigidos em edital até o dia 4 de outubro. A taxa de inscrição para a prova tem o valor de R$ 40 e deve ser paga até o dia 5 de outubro.
Estudantes residentes em Mato Grosso que tenham estudado em escolas públicas durante todo o ensino fundamental (ou na condição de bolsista integral em escolas privadas), e cujas famílias tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 26 deste mês.