O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou para 2025 o lançamento do curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, ofertado pelo Campus Várzea Grande em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal. O curso também terá parte das atividades desenvolvidas no Parque Tecnológico de Mato Grosso. Ao concluir o programa, os estudantes receberão dupla titulação, válida no Brasil e em Portugal.
Com 35 vagas previstas para o primeiro semestre de 2025, o curso será ministrado majoritariamente no novo laboratório de robótica do IFMT, que será instalado no Parque Tecnológico em colaboração com o Governo do Estado, UFMT e Unemat. Os alunos terão a oportunidade de realizar parte da formação no Campus Várzea Grande e outra parte em Portugal, na UBI.
O projeto pedagógico visa preparar profissionais com sólida formação em matemática, ciência da computação, estatística, além de um conhecimento abrangente nos domínios da inteligência artificial e ciência de dados. A formação incluirá, ainda, o desenvolvimento de estratégias para manipulação de diferentes tipos de dados e o domínio de conceitos fundamentais da área.
Esse curso é fruto de uma visita técnica realizada pela equipe gestora do IFMT a Portugal, em 2023. Na ocasião foram assinados acordos de Cooperação Técnica com foco em qualificação de servidores, empreendedorismo e inovação tecnológica. O termo de acordo para a oferta do curso foi um dos principais resultados dessa iniciativa.
O curso de Inteligência Artificial e Ciência de Dados é amplamente concorrido na Universidade da Beira Interior e conta com uma equipe de professores altamente qualificada.