O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) deverá instalar um campus em Tangará da Serra. Atualmente, tem um núcleo avançado do campus Cuiabá. O assunto será debatido amanhã, em audiência pública, com proposta do primeiro curso ser oferecido no próximo semestre: tecnólogo em sistemas de internet. "Estamos pleiteando este curso, que tem duração de três anos e atende a uma grande demanda existente em Tangará", disse o representante do Instituto em Tangará, Gilcélio Peres. Também é discutido o curso de Turismo.
As definições sairão somente a partir da consulta popular onde a população vai sugerir e apontar os cursos prioritários. "É importante que empresários e a população participe para dar a sua sugestão sobre o assunto, para as autoridades se sensibilizarem e para saber que curso tem afinidade com Tangará", disse Peres.
Icialmente as aulas ocorrerão no prédio do Secitec, na Vila Horizonte. "Será através de parceria entre Município, Estado e o Governo Federal, através do Instituto. A intenção é que parte do duodécimo economizado pela câmara em 2011 seja destinado para parte do custeio", explicou.
Gilcélio está desde 2009 compondo uma comissão que busca a instalação do IFMT no município. Segundo ele, já é possível vislumbrar um campus em 2013 ou 2014, pois está dentro do planejamento da do governo federal.