21 cidades de Mato Grosso estão incluídas na lista de prioridades do Ministério da Educação para receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Elas possuem escolas que estão na lista dos mais baixos Índices de Desenvolvimento da Educação (IDEB) do país. Entre os municípios do Nortão que apresentaram fraco desempenho estão Itaúba, Ipiranga do Norte e Guarantã do Norte.
A determinação foi publicada no Diário Oficial da União, na última quinta-feira. Para receber os recursos, os municípios têm que assinar o Termo de Adesão ao Compromisso ‘Todos pela Educação’, disponível no portal do MEC e do FNDE.
Bom Jesus do Araguaia, Campinapolis, Dom Aquino, Indiavaí, Jauru, Nova Maringá, Nova Nazaré, Novo Santo Antônio, Planalto da Serra, Poconé, Pontal do Araguaia, Porto Estrela, Rosário Oeste, Santa Cruz do Xingú, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, Sapezal e Vila Bela da Santíssima Trindade também estão na lista, além de outros Estados.
Ainda, conforme o fundo nacional, os gestores dos municípios serão orientados durante a elaboração de um plano de ação articulada, com objetivo de aumentar o índice da educação básica.
A média do desempenho nacional é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série); 3,5 nos anos finais do ensino fundamental (oitava série) e 3,4 no ensino médio. Nesses municípios ficaram bem abaixo desses números. Essa escala vai de zero a dez e considera o desempenho dos alunos (medido pelo Saeb e pela Prova Brasil) e o rendimento (medido pela taxa de aprovação no Censo Escolar).