PUBLICIDADE

Grupo de Trabalho faz 1ª reunião para estadualizar a Uninova

PUBLICIDADE

Foi realizada, hoje, a primeira reunião do grupo de trabalho criado para discutir a possibilidade da estadualização da União de Ensino Superior de Nova Mutum (264 km ao Norte de Cuiabá), Uninova. Hoje, esta unidade de ensino superior é a única gerida por um município em Mato Grosso. A decisão deve sair na primeira quinzena de novembro. O vice-governador de Mato Grosso, Chico Daltro, assessora as discussões.

A previsão é que a unidade seja incorporada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). De acordo com o prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, a instituição passa hoje por um problema jurídico após o Tribunal de Justiça julgar inconstitucional a cobrança de mensalidades. O prefeito explica que apesar da Uninova ser pública, nenhum dinheiro da prefeitura é aplicado.

A instituição atende a demanda local e hoje oferece sete cursos nos quais estão matriculados 800 acadêmicos. “Não podemos colocar dinheiro da prefeitura porque faltaria para o ensino infantil. Os alunos hoje pagam uma contribuição para a unidade. Ela surgiu há 16 anos para atender quem não pode se deslocar. A estadualização vai dar tranquilidade e segurança para os alunos”, afirmou.

O grupo de trabalho incumbido de analisar a viabilidade da estadualização da União de Ensino Superior de Nova Mutum, Uninova, foi instituído pelo Diário Oficial de Mato Grosso do dia 09 de setembro. As próximas reuniões aconteceram dia 07 de outubro, em Cuiabá, e dia 17 de outubro, em Nova Mutum.

Participam da comissão Rosangela Saldanha Pereira e Nelci Salete de Lima Franco, da vice-governadoria do Estado de Mato Grosso; Adriano Breuning e Juarez Fiel Alves, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Ariel Lopes Torres e Maria Eloisa Mignoni da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Helmut Forte Daltro e Miguel Rodrigues Netto, do Conselho Estadual de Educação, Léia Gomes Torres e Marco Aurélio Piacentini da Câmara Municipal de Nova Mutum; Cláudia Lisiane Oro Ribeiro e Ivani Fátima Vendrusculo da União de Ensino Superior de Nova Mutum, Uninova.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE