Cameçam avançar as negociações entre a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Básico de Mato Grosso (Sintep) para o encerramento da greve. Na sexta-feira (11) e sábado (12), o deputado federal Ságuas Moraes, ex-secretário estadual de Educação, esteve em Sinop sendo interlocutor negociações e diálogos entre o prefeito Juarez Costa e diretores do Sintep.
O vice-presidente do sindicato, Valdeir Pereira, disse, ao Só Notícias, que houve alguns avanços nas negociações, mas alguns cálculos precisam ser finalizados para que haja uma nova proposta para o fim da greve. A presidente do sindicato, Sidinei Cardoso, disse “que foi de grande proveito a vinda do deputado Ságuas pois o diálogo entre a prefeitura e o Sintep tinha se esgotado, mas agora voltamos a negociar e, quem sabe, nos próximos dias, possa acontecer uma proposta viável para que possamos suspender a paralisação”, declarou.
A greve dos servidores da Educação já dura 26 dias, com paralisação de 100% das unidades educacionais e deixando fora das salas mais de 13 mil alunos. Conforme Só Notícias já informou, a categoria reivindica implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e inclusão de todos os funcionários, piso salarial de R$ 1.266 e carga horária única de 30 horas semanais.
O prefeito Juarez Costa disse, esta manhã, em entrevista na Meridional FM, que espera ainda hoje um acordo com a categoria para encerrar a greve. “Se houve consenso, retiramos a ação judicial”, disse, referindo-se ao pedido feito para a justiça visando considerar ilegal o movimento grevista dos 1,4 mil funcionários de escolas municipais.
(Atualizada às 11:14h)