O governador Pedro Taques assinou, ontem, a ordem de serviço para retomada da construção da Escola Técnica de Sorriso. Executada por uma construtora, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), a obra tem previsão de 12 meses para conclusão e deve atender mais de dois mil alunos.
A estrutura da Escola Técnica Estadual (ETE) de Sorriso acompanhará o padrão das novas unidades, com 12 salas de aula, quatro laboratórios, um auditório, biblioteca e ginásio de esportes. "Estrutura, qualidade e oportunidade. Nós temos nove escolas técnicas, mais a Buriti. São R$ 12 milhões de investimentos para a unidade de Sorriso, um total de R$ 85 milhões para oito novas escolas técnicas até o ano que vem", destacou o governador.
As obras, iniciadas em 2008 e paralisadas no ano seguinte, aguardavam investimentos para execução. Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira, a retomada completa o circuito de início das obras das ETE's. "Sorriso era a unidade que faltava para o início das obras. Em 2018, Mato Grosso dobrará o número de escolas técnicas, de nove unidades atuais, passaremos a ter 18", reforçou Domingos Sávio.
Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a implantação da escola caminha lado a lado com o desenvolvimento de Sorriso. "Hoje, Sorriso ganhou um complexo residencial que abrigará famílias e retoma uma importante obra que abrigará também nossos jovens, colocando-os no ensino técnico".
O Estado possui 10 unidades em funcionamento, que atendem 12 mil alunos, divididos entre 29 cursos Técnicos e 96 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas cidades de Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Poxoréo, Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Para o biênio 2017 e 2018, estão em construção mais oito novas escolas técnicas, em Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Juara, Matupá, Primavera do Leste e Sorriso.