A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza nesta quarta-feira (06), a abertura oficial do Censo Escolar 2005. A solenidade será feita pela secretária de Educação, Ana Carla Muniz, no auditório da Seduc, Alino Magalhães, a partir das 8h.
Nesse mesmo dia, a equipe do Censo Escolar da Secretaria realiza um curso de capacitação para treinamento e repasse de novidades do Censo Escolar 2005. De acordo com a líder da equipe do Censo Escolar da Seduc, Josinete Aparecida Ferraz, a inovação do censo deste ano é a inclusão do quesito cor/raça, declarado pelos próprios estudantes nas fichas de matrículas.
Os estudantes terão seis opções de escolha, são elas: branca, preta, parda, amarela e indígena. “Essa ação, denominada Mostre sua Raça, Declare sua Cor, deverá ser levada em conta no desenvolvimento de políticas especiais do governo federal. Esse quesito é a forma de trazer uma informação mais detalhada e mostrar a realidade do nosso Estado”, frisa Josinete.
Os primeiros a passarem pelo treinamento serão os secretários e técnicos de escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Passarão por essa capacitação os profissionais de todos os estabelecimentos da rede estadual de educação, rede pública em geral (municipal e federal) e privada.
A coleta dos dados do Censo Escolar ocorre todos os anos nas escolas e tem como objetivo proporcionar informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional em Mato Grosso.
Esses dados subsidiam a definição e a efetivação de políticas para a promoção de qualidade do ensino. É por meio deles, que a Seduc consegue os recursos dos programas do MEC como o Livro Didático; Alimentação Escolar; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef); Dinheiro Direto na Escola, além dos repasses de recursos feitos pelas secretarias estaduais e municipais de Educação.
2004 – O Censo Escolar de 2004 apontou que Mato Grosso possui 889.614 alunos matriculados nos Ensinos, Infantil, Fundamental, Médio e Jovens e Adultos (EJA), nas redes públicas (estadual, federal e municipal) e particulares. Desse total, 469.431, ou seja, 52,76% são atendidos pela rede estadual de educação.
A rede estadual também contabiliza o maior número de professores contratados: 17.695. O sistema federal de ensino tem 298 docentes contratados e o privado 5.340. O censo ainda mostrou que o Estado abriga 2.967 estabelecimentos escolares. Desse total, 634 são estaduais; 3 federais; 2.006 municipais; e 324 particulares.