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Governo diz que Educação de MT "subiu" 5 posições em avaliação internacional

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Mato Grosso melhorou cinco posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). No relatório preliminar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o Estado aparece na 12ª colocação entre os 27 Estados e Distrito Federal, ficando com 389 pontos na média geral. Na avaliação anterior, feita em 2006, ficou na 17º posição, com 370 pontos.

O Pisa é um programa internacional de avaliação de alunos coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A avaliação é feita a cada três anos. Esta edição envolveu 470 mil estudantes de 65 países, sendo 20 mil do Brasil, todos nascidos em 1993. O Pisa é um sistema de avaliação comparada que permite produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais. No Brasil, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (Inep).

A avaliação tem ênfases em três áreas: Leitura, Matemática e Ciências. Mato Grosso ficou na 12ª posição geral, bem como, na mesma posição em Leitura e Matemática. Na área de Ciências ficou na 13ª posição.

O Distrito Federal foi o primeiro do ranking, com a melhor colocação, atingindo a média geral de 439 pontos. Na sequência ficaram Santa Catarina (428) e Rio Grande do Sul (424). A média Brasil foi de 401 pontos.

No comparativo entre as três últimas edições do Pisa (2003, 2006, 2009), o Brasil é o terceiro país entre os avaliados que mais cresceu na última década, perdendo apenas para o Chile e Luxemburgo.

Para a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, os resultados são frutos dos investimentos em parceria com o Governo Federal, sejam nos recursos ou nas políticas pedagógicas implementadas. "Durante os últimos três anos, Mato Grosso foi protagonista de diversas ações que resultaram até mesmo em modelo para o país", diz. A secretária cita o Programa de Ações Articuladas (PAR), investimento na Formação Continuada dos professores (Cefapro), na aprendizagem do aluno e a definição de metas para os avanços educacionais.

 

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