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Governo avalia 163 mil estudantes da rede estadual esta semana em Mato Grosso

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O nível de aprendizado dos estudantes da rede estadual de ensino será avaliado nesta terça e quarta-feira (29 e 30). A Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia), que objetiva construir mecanismos de intervenções na educação com base em índices próprios, será realizada com 163.214 alunos do 2º, 4º; 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Ao todo participam da iniciativa 469 escolas estaduais urbanas, 12 de educação do campo e duas unidades quilombolas. Os resultados da avaliação em larga escala fornecerão subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas escolas. Além disso, permitirá que a Seduc acompanhe o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino e desenvolva ações de formação e desenvolvimento profissional dos servidores.

“Vamos fazer um diagnóstico junto aos nossos alunos. O Avalia será um instrumento para conhecer o nível de aprendizado e a proficiência, e a partir desses dados teremos uma orientação para que as políticas pedagógicas sejam implementadas. Trata-se de uma oportunidade de conhecer nossos próprios índices, sem depender de dados de avaliações realizadas pelo governo federal”, destacou o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer Permínio Pinto.

De acordo com ele, o trabalho será na perspectiva de equalizar distorções entre as unidades escolas, mas sem realizar ranqueamento.

Parceria

O processo avaliativo será feito em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, referência no país nesse trabalho e atuante em 19 estados, incluindo Mato Grosso. A instituição tem procurado desenvolver seus próprios sistemas de avaliação estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas realidades.

Durante o lançamento do programa no início deste mês, em Cuiabá, a representante do CAEd, Josiane Toledo Ferreira Silva, ressaltou a importância da parceria com o governo do Estado. “É uma ação muito relevante que servirá para monitorar a qualidade educacional, mas também para a execução de políticas públicas voltadas para melhorar essa qualidade de ensino. O objetivo é garantir o direito de aprender que toda criança, todo jovem tem. Cabe ao professor conhecer e criar condições para que o estudante absorva esse aprendizado, portanto a formação dos professores vai influenciar no processo”, explicou.

Ao todo, o Governo do Estado investirá aproximadamente R$ 3,7 milhões, ou seja, cerca de R$ 22,71 por aluno para a realização de todo o processo avaliativo.

A avaliação

A prova será objetiva, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e verificará a aprendizagem dos alunos sobre as capacidades de leitura, escrita, interpretação, análise e resolução de problemas matemáticos. As questões são de múltipla escolha, com base na construção da matriz curricular de referência.

Com duas horas de duração, a avaliação é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que leva em consideração diferentes variáveis da complexidade de cada questão da prova, para melhor avaliação do estudante. O modelo foca na questão e não na totalidade dos acertos, não se considera apenas o certo e o errado sobretudo, o grau de dificuldade de cada item.

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