Mais de 90 coordenadores de cursos, assessores pedagógicos, coordenadores de campi e representantes de estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso estão reunidos em Cáceres para debaterem políticas para o ensino, com vistas a ampliação da qualidade dos cursos ofertados e a permanência dos acadêmicos.
Neste encontro de gestores, a novidade é a participação de representantes dos discentes. Essa medida foi tomada em conjunto com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) para garantir que os acadêmicos participem e contribuam nas políticas de graduação.
O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT), Agnaldo Garrido afirmou que a regulação deve ser feita, não para fiscalizar, mas para assessorar e contribuir na qualidade dos cursos. "O conselho tem atuado como parceiro da Unemat, inclusive com visitas aos campi da universidade. Esse espaço de discussão constituído na Unemat será socializado na reunião do conselho, mostrando os esforços na estruturação dos cursos, a partir do diálogo com os diferentes segmentos, principalmente o acadêmico, que é o principal beneficiário. Isso é um processo muito democrático de construção do ensino público", disse.
O vice-reitor da Unemat, Dionei José, lembrou que esta semana marca a reunião dos gestores da Unemat, em atuação em todos os campi nas diferentes modalidades. Na terça e quarta-feira (27 e 28), houve encontro de coordenadores de polos da Universidade Aberta do Brasil, na quarta, Gestores de Cursos de Mestrado.
O encontro termina amanhã e haverá palestra sobre "Evasão e permanência: as experiências do projeto Cooperativando da Universidade Federal do Ceará" e à tarde haverá espaço para que os coordenadores de modalidades diferenciadas da Unemat, entre as quais, ensino à distância, licenciatura parceladas, indígena.