O Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT – Áreas Úmidas), realiza o Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica no Berço das Águas: Ciência, Sociedade & Cultura (FAUs). O evento acontecerá entre os dias 4 e 6 de novembro, no Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), no campus da UFMT em Cuiabá.
Entre os palestrantes estarão pesquisadores e técnicos de diversas instituições, tais como Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Miguel Petrere, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Samir Curi, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso (Incra/MT); Catia Nunes da Cunha, Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray, Imara Quadros e Pierre Girard, da UFMT. http://faus.cppantanal.org.br/
O objetivo do Fórum é debater os principais problemas e soluções sobre a relação entre áreas úmidas, escassez e disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil e no mundo. Para tanto, figuram entre os principais temas: “Serviços Ecossistêmicos das Áreas Úmidas (AUs) – Produção e Qualidade da Água”; “Energia, Impactos Ambientais e Escassez de Água no Contexto das Mudanças Climáticas”; “Governança e Sustentabilidade do Uso das AUs e Água”; “Legislação e Políticas Públicas – Justiça Ambiental e Água”; “Segurança Hídrica: Qualidade e Distribuição da Água e a Conservação das AUs”; “Água e Cultura nas AUs”.
Na programação, haverá palestras, apresentação de trabalhos e a exposição fotográfica “No nascimento há morte”, do fotógrafo-pesquisador João Quadros do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) e o lançamento do Livro Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro: Socioeconomia & Conservação da Biodiversidade, da professora Onelia Carmem Rosseto & Nely Tocantins.
Para efetuar inscrições acesse o site do evento, ou www.faus.cppantanal.org.br.