O Fórum Estadual de Educação reúne-se hoje, às 9 horas, na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para receber a resposta do governo para a proposta apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) ao grupo de discussão.
A proposta de reajuste salarial do Sintep é de 16,36%, índice que o sindicato provou estar dentro das possibilidades do governo e vem mostrando para os profissionais da educação de todo o Estado através de uma cartilha. O percentual representa a diferença do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) acumulado desde outubro de 1998 – quando foi instituída a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica (Lopeb) -, sendo que as reposições concedidas no período também estão contabilizadas.
Caso a Seduc não acate a proposição do Sintep, a nova proposta do governo será discutida pelo Conselho de Representantes que ocorre nos dias 27 e 28 de agosto. O secretário de Formação Sindical da entidade, Gilmar Soares Ferreira, ressalta que a categoria está mobilizada para isso. “Há inclusive um indicativo de greve para a Assembléia Geral que vai ser realizado no dia 29”, frisa o sindicalista.
A proposta do Sintep foi apresentada durante a reunião do Fórum Estadual de Educação realizada no dia 14 de julho, com a presença dos secretários de Educação, Ana Carla Muniz, de Fazenda, Waldir Júlio Teis, e de Administração, Geraldo de Vitto. O presidente da entidade, Júlio César Viana, apresentou o estudo aos secretários que pediram prazo até 15 de agosto para analisar e discutir o encaminhamento com o governador Blairo Maggi.