Cerca de 900 alunos de 4ª séries de 30 escolas municipais de Sinop, estarão se formando hoje à noite no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A formatura está marcada para às 19 horas no Ginásio Olímpico, onde os alunos receberão um certificado de participação no programa, e farão um juramento perante os pais e autoridades, que se manterão longe das drogas e da violência.
O secretário Municipal de Educação, professor Hedvaldo Costa, destacou a importância do programa para a educação em Sinop, “É fundamental essa parceria para fazer o trabalho, principalmente na formação das crianças. Primeiramente porque as famílias estão esquecendo de educar os filhos. Se a família não educa, o traficante educa. O que torna fundamental para a sociedade esse trabalho”, afirma o secretário.
Durante seis meses esses alunos participaram de aulas semanais com dois militares, em que diversas atividades eram realizadas sobre o combate ao uso de drogas e à violência. Nesse período também, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o quartel da Polícia Militar e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, que esteve em Sinop no mês de junho.
Outras atividades também foram realizadas com os alunos, como uma caminhada em comemoração a Semana Nacional Anti-Drogas no centro da cidade.
A previsão é de que mais 24 turmas sejam beneficiadas com o programa neste semestre.