No início da semana o Governo de Mato Grosso divulgou em diário oficial a reforma da Escola Estadual Maria de Fátima Gimenes Lopes. Segundo informações da diretoria da escola, o convênio foi fechado entre o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Educação, no valor de R$ 160 mil, para a construção de 4 novas salas e reforma do restante da estrutura.
Só Notícias apurou que as maiores emergências são a fiação elétrica, distribuição de água e forro. “As quadras também estão precisando de reparos, as portas, janelas e banheiros, mas principalmente o forro, que na última chuva forte que caiu em Sinop, acabou desabando”, disse ao Só Notícias, a coordenadora da escola Odilsa Ramos Araújo.
Ela informou ainda que o Governo já entregou 16 ventiladores de teto para serem instalados nas salas, mas que isso não é possível, justamente pelas más condições da fiação elétrica em geral que não suporta a carga e pelas péssimas condições do forro que não suportam o peso dos ventiladores. “Além das paredes em geral que estão rachadas e precisando de pintura”, reforçou.
Implantada em 2002 e conseqüentemente considerada nova, essa será a primeira reforma da escola. “O que acontece é que foram utilizados materiais de baixa qualidade. Dessa vez vamos acompanhar de perto a aquisição dos materiais para que não sejam de qualidade ruim de novo”, completou a coordenadora.
Hoje a instituição atende a cerca de 1,1 mil alunos, nos períodos matutino, vespertino e noturno, nos Ensinos Fundamental e Médio. Ao todo existem 8 salas. “Além das 4 salas que pedimos e ainda bem que fomos atendidos, precisamos da construção de mais 4 banheiros, mas infelizmente, nessa questão o Governo não nos atendeu”, finalizou Odilsa.
A data para o início da reforma não foi divulgada. Além desta reforma estão em andamento a reforma da Escola Estadual São Vicente de Paula e a construção de mais uma Escola Estadual em Sinop.