O professor Fiorelo Picoli, doutor em administração de empresas, é o novo coordenador regional da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), campus de Sinop. A eleição foi ontem em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e a apuração terminou esta madrugada. Fiorelo venceu com vantagem considerável. Obteve 872 votos e, Natalício Pereira Lacerda, 259. 1.052 acadêmicos,professores e servidores votaram. A abstenção foi muito grande e somadas aos votos brancos e nulos chegou a 1.151.
O novo coordenador discursou após a apuração dos votos e agradeceu a confiança. “Nossas propostas foram claras e são frutos de um trabalho de longa história. Para colocá-las em prática precisaremos do apoio de todos. Acho que nunca tivemos um processo tão democrático como este, as pessoas discutindo idéias e propostas, aflorando a democracia dentro da Unemat”, declarou o coordenador eleito, ao Só Notícias.
Natalino Lacerda também discursou. “Demonstramos a maturidade e a seriedade da universidade na campanha política. Vemos que foram trabalhadas diferenças de propostas e com isso, haverá crescimento. O que o novo coordenador precisar de nós, enquanto departamento, estamos abertos para auxiliá-lo”, destacou o professor.
Em Sinop, Fiorelo teve 789 votos e, Natalício, 222. Em Sorriso, Fiorelo perdeu por 36 a 33. No núcleo da Unemat em Lucas do Rio Verde, Fiorelo teve 50 votos e, Natalício, 1.
A coordenação das eleições lamentou que uma parcela expressiva de acadêmicos não tenha voltado. “Infelizmente ainda tivemos um número alto de abstenções, que pode ser atribuído ao momento que vivenciamos na Unemat. Temos uma total desmotivação dos acadêmicos no sentido que faltam professores e muitos estão sem aula, não por culpa do coordenador de campus, nem pelos professores, mas sim gerada pela própria universidade e o estado”, destacou Maria Fátima Castilho, presidente da comissão eleitoral.
O coordenador eleito, Firelo Picoli, será empossado no próximo dia 27. O mandato de trabalho é de quatro anos.