Um número crescente de instituições de ensino superior está substituindo os trotes – muitos deles de mau gosto- pelos chamados “trotes solidários”. É uma recepção diferente aos novos acadêmicos. A idéia é promover a interação saudável entre calouros, veteranos e professores.
Além disso, a comunidade também ganha porque interage com os acadêmicos e recebe contribuições de materiais doados e de carinho. Muitos estudantes até continuam desenvolvendo o trabalho voluntário em função da experiência dos trotes solidários.
A Faculdade Unicen, unidade de Sinop, está promovendo o I Trote da Cidadania. De acordo com os organizadores, o objetivo é desenvolver o espírito solidário entre calouros e veteranos. Durante dez dias letivos, entre outras atividades, os acadêmicos vão doar um litro de leite por dia.
Segundo o professor do curso de Direito, Ademar Garlini, esse trote tem um objetivo nobre. “Este evento visa o desenvolvimento do espírito solidário entre calouros e veteranos”, explica.
Os calouros também vão contribuir com o Centro de Hematologia de Sinop doando sangue. Ainda estão previstas outras atividades para o I Trote Cidadania. A turma dos calouros do curso de Direito noturno já está participando com doações de leite.