PUBLICIDADE

Faculdade de Medicina para Sinop é marco histórico, avaliam lideranças

PUBLICIDADE

A confirmação da implantação da Faculdade de Medicina no campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop é um marco histórico para o município e a instituição de ensino. O pró-reitor do campus sinopense, Marco Antonio Araújo Pinto, disse ao Só Notícias, que o curso vai proporcionar melhor qualidade de vida dos moradores da região pois vão chegar ao município novos profissionais qualificados na área da medicina. “Com os novos profissionais vai melhorar a rede hospitalar e a economia do município pois haverá investimento com obras, laboratórios e profissionais”, disse. Ainda não foi anunciando o montante de recursos necessários para viabilizar a estrutura.

A UFMT começa a se preparar a partir de agora para atender todas as exigências para o curso ser dado, como por exemplo laboratórios, biblioteca, corpo docente. A expectativa é que o 1º vestibular ocorra no início de 2014. Conforme Só Notícias informou em primeira mão, a confirmação do Ministério da Educação e Cultura é de 40 vagas.

O ex-presidente da Associação Médica e ex-senador Jorge Yanai, avaliou que o curso de medicina “vem consolidar o município como cidade polo no ensino superior”, disse. Yanai, que é médico, considera também que a faculdade vai melhorar a saúde da região pois formará médicos que se identificam com a região e que vão prestar serviço no município. “Mesmo que saiam para fazerem especializações ou cursos nos grandes centros vão voltar para prestar serviços em Sinop e com isso ganha a cidade e a população”, previu.

O deputado federal Nilson Leitão, que esteve na linha de frente para viabilizar o curso, destacou que a instalação da faculdade “é fruto de uma luta intensa que foi iniciada ano passado quando fizemos audiência pública, mobilizando apoio das entidades estudantis, da UFMT e de vários segmentos da sociedade, apoiando nossa luta para Sinop ter este que é um dos cursos mais procurados no país e que poucas cidades têm. Sinop da um salto gigantesco no ensino superior e passa a ser referência nacional também no setor de medicina”, disse o parlamentar, que esteve articulando no MEC a instalação do curso para Sinop. Ele regisrou o empenho da reitora Maria Lucia Neder, da pró-reitoria de Sinop e docentes. “É uma conquista de todo o Norte de Mato Grosso”, emendou. Leitão (PSDB) parabenizou o governador Silval Barbosa (PMDB) pelo empenho em viabilizar o curso de Medicina para Rondonópolis. “A região Sul de Mato Grosso também vai ser fortalecida”, destacou.

Para Rondonópolis, serão 60 vagas

(Atualizada às 13h02)

Leia ainda
MEC oficializa Faculdade de Medicina em Sinop e Rondonópolis

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE