A Criação do Ceprotec (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica); garantia de funcionamento de quatro escolas profissionalizantes no interior do Estado e construção de mais três; criação do Fundo Estadual de Educação Profissional (Feep), com recursos constitucionalmente garantidos da ordem de 0,5% a 2% da arrecadação estadual.
As radicais mudanças promovidas pelo atual Governo do Estado no setor da educação profissional serão apresentadas pela secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, no Congresso Internacional de Educação e Trabalho, que reunirá representantes do Brasil, de Portugal e da Espanha, na Universidade de Aveiro, em Portugal, nos dias 2,3 e 4 de maio.
O objetivo principal do Congresso é estimular a troca de experiências, a apresentação de trabalhos e estudos na área de Ciências Sociais e Educação, que abordem as relações entre educação/formação, a inserção e as trajetórias profissionais e, ainda, as representações sociais sobre este processo. É a primeira vez que o Estado participa do congresso.