Neste final de semana, 1.800 alunos de 12 municípios farão o exame supletivo. São provas do exame especial de educação básica dos ensinos fundamental e médio, este do projeto Beija-Flor – Ensino de Jovens e Adultos (EJA Semi-presencial e Educação no Campo). Participam, inclusive, reeducandos dos presídios masculino e feminino de Cuiabá (nos dias 28 e 29).
De acordo com Mair Oliveira Itacaramby, gerente do Centro de Exames Supletivos, da Secretaria de Estado de Educação, participam dos exames 600 alunos do ensino fundamental e 1.200 do ensino médio. Conforme Mair, serão aplicados dois tipos de provas: por disciplina e por área de conhecimento. As provas por área de conhecimento ocorrem no domingo, das 7h às 12h45. Já as provas por disciplina serão realizadas das 7 às 19h, no sábado, e das 7 às 13h, no domingo.
No domingo, serão aplicadas em Juína, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Cotriguaçu e Salto do Céu. O exame de disciplina será em Cáceres, Mirassol D’Oeste e Tangará da Serra. Já do sistema prisional serão em Rondonópolis e Cuiabá.
O “Beija-Flor” é um projeto de alfabetização de jovens e adultos que a Seduc vem realizando há três anos. Já o “Aprendimagem” é um projeto de ensino semi-presencial, com o uso de telecurso e vem sendo desenvolvido há seis anos.