Alunos de escola municipais de Rondonópolis, Terra Nova do Norte, Alto Araguaia, Campo Verde e Querência tiveram seus trabalhos, expostos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Cuiabá, sorteados e vão passar três dias no Rio de Janeiro (RJ) para conhecer o “Museu da Vida”, instalado na Fundação Oswaldo Cruz. Por meio da assessoria o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, disse a viagem contempla dois alunos e um professor de cada trabalho escolhido.
Desenvolvimento de inseticidas botânicos para hortaliças, captador ecológico de energia para motores pneumáticos, utilização de biofertilizantes a partir do húmus da minhoca associado a repelentes naturais, a quina no tratamento dos esporões calcâneos e educação e sustentabilidade foram os temas dos trabalhos científicos escolares. Todas as despesas da viagem ao Rio de Janeiro – passagem, hospedagem, alimentação e translado- serão pagas com recursos da Secitec.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Secitec, Bernadete Ribeiro, a viagem ao “Museu da Vida”, espaço onde há intregração entre ciência, cultura e tecnologia por meio de exposições permanentes e de atividades interativas, é tida como uma forma dos estudantes conhecerem in loco o desenvolvimento do segmento tecnológico no país.