Estudantes mato-grossenses premiados em Olinda (PE) participam em julho de 2012 da 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em julho de 2012, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os alunos conquistaram a vaga após terem os trabalhos científicos expostos no evento que reuniu os melhores do país no muniípio pernambucano.
Na categoria "divulgação científica" em 1º lugar ficou o trabalho "desenvolvimento de inseticidas botânicos para hortaliças", desenvolvido por alunos da escola municipal Aldacy da Conceição Rodrigues, em Alto Araguaia. Outro trabalho que ficou em 1º lugar foi o realizado pelos estudantes da escola estadual Porfíria Paula de Campos, de Várzea Grande. Na categoria "incentivo a pesquisa", ficaram na primeira colocação os alunos que desenvolveram o projeto "estudando as mudanças climáticas através de uma miniestação meteorológica". Por esse trabalho eles tiveram o direito de participarem da Feira Brasileira de Criação e Engenharia (Febrace), que será realizada em março de 2012, no campus da Universidade de São Paulo (USP).
"Medidor Prático" trabalho realizado por alunos da escola estadual Alice Barbosa Pacheco, de Campo Verde também foi destaque XVII Ciência Jovem. Os alunos responsáveis pelo projeto ganharam um Tablet.
Os cinco projetos escolares expostos na XVII Ciência Jovem estavam entre os dez trabalhos que participaram da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre os dias 17 a 21 de outubro, em Cuiabá. Nesse evento a Secitec, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizaram um sorteio ao qual dava como premio a oportunidade de quatro dos dez trabalhos expostos poderem participar da XVII Ciência Jovem em Olinda.