Feito com garrafa pet e impulsionado pelos gases resultantes de uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio, um foguete desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Sorriso alcançou a marca de 201,9 metros durante a VI Jornada de Foguetes. O resultado rendeu ao grupo de estudantes o terceiro lugar na competição realizada entre os dias 27 de outubro e 2 deste mês, em Barra do Piraí (RJ).
Os responsáveis pelo lançamento de sucesso Raul Bruno Messi Segatel, Wladimir Pereira Reis, Matheus Henrique Reginatto e Nilson Pires Corrêa Junior, alunos do segundo ano do curso Técnico de Alimentos, curso que é oferecido de forma integrada ao ensino médio. A equipe é coordenada pelo professor Marcelo Luiz da Silva, que leciona Física no instituto.
Em maio, eles obtiveram o melhor resultado do município na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – uma competição vinculada à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que envolveu mais de 60 mil estudantes em suas respectivas cidades de origem – atingindo um alcance horizontal de 145,1 metros. Os resultados da MOBFOG serviram como “peneirão” para a seleção dos 600 participantes da Jornada de Foguetes.
A partir do resultado inicial, o grupo começou a aperfeiçoar tanto seu foguete quanto sua base de lançamentos, a fim de alcançar uma distância ainda maior na VI Jornada de Foguetes. Além de trazer para casa o troféu de terceiro colocado, os estudantes de Sorriso também puderam participar de palestras de astrônomos e de especialistas em astronomia e astronáutica.