Alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso discutirão amanhã, durante todo o dia, as políticas educacionais aplicadas para a melhoria da qualidade do ensino público. O 12º Congresso dos Estudantes, que promete reunir estudantes de todo o Estado, será realizado pela Associação Mato-grossense de Estudantes (AME).
A entidade vai definir metas a ser implementadas e defendidas nos próximos dois anos. Entre os temas a serem debatidos estão a Reforma Universitária, a proposta de criação do Fundo de Manutenção e Valorização da Educação Básica (Fundeb), Movimento Estudantil, Educação Pública e Meio Ambiente.
“É importante que os estudantes saibam como estão sendo desenvolvidas as ações que regem a educação pública no Estado de Mato Grosso e o que podemos fazer para contribuir com a melhoria do ensino”, disse o presidente da AME João Ricardo Nogueira.
Na ocasião, será eleita a nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), composta por um presidente, vice, secretário-geral, primeiro-secretário, tesoureiro geral e um tesoureiro.
“A eleição dessa diretoria é muito importante, pois vamos dar continuidade às ações da AME em todo o Estado, que durante 10 anos ficou inativa. Estamos em um processo de conquistas e já conseguimos uma grande vitória com a aprovação da Lei para o passe livre em Várzea Grande“, destaca o presidente da AME.
Em 2003 o evento reuniu em torno de 600 participantes vindos de todas as regiões do Estado. Para esse ano, a expectativa é que esse número seja superado. “Aguardamos a presença superior a do ano passado, já que está confirmada a participação de 640 representantes de cada escola”, finaliza João Ricardo.