Estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino já podem se inscrever no processo seletivo do Programa Jovem Senador 2023, realizado em parceria entre a secretaria estadual de Educação e o Senado. O objetivo do programa é proporcionar à comunidade estudantil conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal. Ainda, estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com as rotinas do parlamento.
Podem participar os estudantes matriculados nas modalidades regular, técnico, especial ou indígena, com até 19 anos completos até o dia 31 de dezembro deste ano. A seleção será por concurso de redação com o tema a “saúde mental nas escolas públicas”, respeitando os critérios técnicos definidos no regulamento.
Na primeira etapa, a inscrição é realizada pelo estudante e um professor orientador. Para isso, é preciso enviar a ficha de inscrição preenchida e uma cópia impressa da redação ao diretor da unidade escolar até o dia 6 de abril. As redações enviadas após essa data serão desclassificadas.
A próxima etapa será feita pelas escolas, após selecionar apenas uma redação entre todos os textos inscritos. Cada unidade participante irá enviar a redação escolhida à Diretoria Regional de Educação do seu polo. Feito isso, caberá às 15 DREs fazerem uma nova seleção e escolher, cada uma delas, qual redação será encaminhada à banca examinadora da Seduc. Serão selecionadas três redações entre as 15 enviadas.. Então, os textos finalistas serão encaminhados à organização do programa, no Senado, até 5 de maio, para concorrer na etapa nacional.
A informação é da secretaria estadual de Comunicação.