Conhecer uma nova cultura, aperfeiçoar o inglês e mostrar um pouco do Brasil para os americanos. Estas são algumas das expectativas que vinte e cinco jovens brasileiros levam na bagagem ao embarcar para os Estados Unidos no dia 12 janeiro. Eles foram selecionados entre mais de dois mil candidatos de todo o país para participar do programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos EUA no Brasil.
A estudante Priscila Machado de Castro, da cidade de Vera, foi escolhida pela embaixada dos Estados Unidos para representar Mato Grosso no programa. Ela concorreu com estudantes de Arenápolis e Barra do Garças. Após a etapa, os escolhidos serão divididos em grupos e cada um representará um estado americano. Lá, os estudantes devem conviver com famílias e freqüentar aulas em escolas do ensino médio.
Os jovens que participam da quinta edição do programa têm entre 15 e 18 anos. Criado pela Embaixada dos EUA em 2002, o programa Jovens Embaixadores oferece esta oportunidade para estudantes que se destacam na rede pública de ensino, têm perfil de liderança e que, sem ajuda financeira, não teriam como viajar para o exterior para participar de um intercâmbio cultural.
Os estudantes brasileiros visitarão Washington e outras cidades nos estados de Alabama, Oklahoma, Illinois, Carolina do Norte e Ohio. Todos ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas voluntárias e participarão do dia-a-dia de uma escola de ensino médio (high school). Em Washington, eles conhecerão museus, atrações turísticas e conversarão com representantes do governo norte-americano.
O embaixador Clifford Sobel estará em São Paulo no dia 10 de janeiro para se reunir com os estudantes que participarão do programa antes da viagem dos jovens.
Setenta e sete jovens brasileiros já foram beneficiados pelo programa Jovens Embaixadores desde 2003.