Ana Clara da Conceição Oliveira, de 9 anos, da Escola Municipal Cecília Meireles, conquistou uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq/MCTI do Auxílio Brasil, pelo destaque na participação da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA). Um dos objetivos da competição é despertar o interesse dos alunos pela Astronáutica, Física e Astronomia, através de uma metodologia lúdica e cooperativa.
Ana agora tem o direito de receber 12 parcelas no valor de R$ 100 para auxiliar nos estudos. “Eu estou muito contente por conseguir a bolsa. Estudei bastante e é um mundo novo para mim. Estou ansiosa para começar a aprender sobre astronomia e astronáutica. Descobrir qual material é feita a lua, por exemplo. Saber porque o sol é uma estrela. Quais vidas existem além do nosso planeta terra”, declarou.
A Bolsa de Iniciação Científica Júnior é concedida a estudantes que integram famílias beneficiárias do programa do Governo Federal Auxílio Brasil e que se destacam em competições acadêmicas e científicas nacionais vinculadas a temas da educação básica.
A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, sendo uma das mais tradicionais olimpíadas ofertadas aos estudantes brasileiros.
A mãe da Ana Clara, Leticia da Conceição Oliveira, descreveu a alegria da família. “Ficamos emocionados e surpresos. Não só a minha filha que sai aprendendo, mas todos nós de casa, que vamos acompanhar os estudos e conhecer esse mundo. Tenho muito orgulho dela e agradeço a oportunidade que a escola ofereceu”, agradece Leticia.
As aulas serão online para todos os bolsistas do Brasil através de uma plataforma que disponibilizará as aulas e um professor que fará todo o acompanhamento pedagógico junto ao seu aluno.