A professora Ana Maria de Moraes, expert nas áreas de ensino infanto-juvenil e alfabetização, ministrará entre os dias 22 e 23, o curso de qualificação continuada “Caixa Cantada”, com implementação de técnicas educativas em cunho lúdico e tendo como público alvo o corpo docente que atua com crianças do maternal, berçário, pré-escola, 1º e 2º ano das escolas municipais. A ação também vai abranger a equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação e CEMFOR (Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso).
Consta, no planejamento do evento, que serão ministrados 16 horas do curso com a participação de 510 servidores. As vantagens da referida qualificação partem do pressuposto de que “o ensino absorvido de maneira lúdica passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso de desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador. O curso tem como valores a multidisciplinaridade, integração, criatividade, dedicação, ética, respeito, honestidade e inclusão e já foi ministrado em mais de 50 cidades do Brasil”, segundo o edital.
A instrução pelo método lúdico também viabilizada, segundo a administração, o aprimoramento das capacidades de exploração, reflexão e imaginação quanto aos conteúdos ensinados, garantindo um aprendizado mais significativo. Por fim, também destaca que por tais meios de formação, que vão de encontro com as necessidades de professores e estudantes no contexto local, é possível garantir não só a criação de estratégias que acrescentem no desenvolvimento pessoal ou profissional dos educadores, como a revisão das práticas e atualização do referencial com vista às diretrizes nacionais.