As escolas públicas das redes municipal e estadual terão autonomia para definir como serão ministradas as aulas nos dias em que houver jogos da seleção brasileira, durante a Copa do Mundo da Alemanha. De acordo com informações da Superintendência de Gestão Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pelo fato da rede de ensino trabalhar com a gestão democrática, a direção das instituições poderão definir, individualmente, como ministrar as atividades nas datas de jogos da seleção brasileira.
As escolas públicas de Sinop ainda não traçaram o plano de trabalho que será desenvolvido durante os jogos da seleção. Os alunos da rede pública de Sinop não terão que se preocupar com as aulas nos dois primeiros jogos do Brasil, no dia 13 (3ª feira) que é feriado municipal em comemoração ao padroeiro da cidade, Santo Antônio, e 18 – domingo.
Já a terceira partida da seleção na copa, contra o Japão, será na uma quarta-feira (22), mas como ainda faltam 21 dias para essa partida, a direção das escolas ainda não definiram se os aluno serão dispensados ou não.
Segundo a superintendência os jogos também podem ser usados como atividades pedagógicas, inclusive com uso de telões. A direção pode ainda optar pela dispensa. No entanto, nessas situações, terá que repor posteriormente a carga horária, devido à obrigatoriedade de 200 dias letivos.
Já as da rede particular de ensino ainda não definiram como será o expediente nesses dias, conforme informações do sindicato da categoria.