PUBLICIDADE

Escolas públicas de Sinop se cadastram no Projeto Presença

PUBLICIDADE

As escolas que ainda não fizeram seu cadastro junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), para participar do Projeto Presença, têm até hoje para instalar o Programa Gerador de Cadastro (PGC) em cada instituição e passar a a fazer parte do novo Censo Escolar desenvolvido pelo ministério.

O Projeto Presença será supervisionado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e proporcionará as escolas de todo o país a formação de um banco de dados mais completo e atualizado da freqüência escolar de seus alunos e professores. Em Sinop, todas as Escolas Estaduais e Municipais fazem parte do projeto, assim será mais fácil garantir a permanência do aluno na escola, uma vez que todos os alunos, docentes e instituições estarão cadastradas junto ao MEC.

Além do monitoramento da presença dos alunos, será possível aperfeiçoar o direcionamento dos recursos federais voltados à educação, oferecendo uma gestão mais eficiente.

Hoje termina essa primeira etapa do Projeto Presença (cadastro). A partir de amanhã, terá início a segunda, que consiste na confecção de um cartão, chamado Número de Identificação Social (NIS), com um código para cada aluno cadastrado. Independente de onde ele esteja estudando, esse código o acompanhará em toda escola que for matriculado, em qualquer outra unidade escolar do Brasil. Essa fase também subsidiará os programas do Governo Federal, como, por exemplo, alimentação escolar.

As 3ª e 4ª etapas são utilizar os dados dispostos pelo novo programa para subsidiar as avaliações do Censo até a realização da pesquisa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dispondo, também, para todos os alunos, um censo escolar em tempo real, uma vez que será atualizado automaticamente no ato da matrícula.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE