As escolas de Sinop preparam horários especiais para esta quinta-feira, quando acontece o terceiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo contra o Japão, às 15:00hs, horário local. As aulas do período da manhã e da noite acontecem normalmente, o problema está na parte da tarde.
Alguns colégios vão dispensar os alunos e outros apenas param as aulas durante o jogo, retomando normalmente após o termino da partida.
Na Escola São Vicente de Paula a diretora Izilda Rabelo vai dispensar os alunos por não ter estrutura para que eles assistam a partida na escola. “O ideal seria que eles tivessem aula normal até a hora do jogo e só parassem para assistir aqui na escola. Mas não temos TVs e nem espaço para isso”, justifica.
Já na escola Enio Pipino os alunos terão aula normal que será interrompida durante o jogo e retomada logo após. “Não podemos dispensar os alunos. Nosso calendário letivo já está muito apartado e teríamos que repor estas aulas, por isso preferimos fazer com que os alunos assistam ao jogo aqui mesmo”, disse a diretora Maria Clara Veslato.
Segundo a diretora os alunos serão distribuídos entre as quatro salas de vídeo que o colégio possui e também no pátio, onde será colocada outra TV.
A Secretaria de Educação do Estado deu autonomia as escolas públicas das redes municipal e estadual para decidirem se vão ou não dispensarem seus alunos, com tanto que completem os 200 dias letivos exigidos por lei.