As escolas municipais de Peixoto superaram as notas das escolas estaduais do município no ensino fundamental, n o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação, ano base 2013, divulgado recentemente. De 4ª a 5ª séries, as escolas municipais obtiveram índice de 4,8 enquanto que as estaduais ficaram com 4,7. Ambas atingiram as metas propostas.
Do 8º ao 9º anos, as escolas do município tiveram empate e ambas ficaram com 3,9 pontos. No entanto, enquanto as estaduais atingiram a meta proposta pelo ministério de 3,3, as municipais ficaram abaixo da projeção que era de 4,3.
Nenhuma escola municipal de Peixoto ficou acima dos índices propostos pelo ministério. Das estaduais, sete não realizaram a Prova Brasil e portanto não tiveram médias, duas não atingiram e cinco ficaram acima.
O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2007 e leva em consideração o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para Estados e país, e a Prova Brasil para os municípios.