Cerca de 350 escolas de Mato Grosso, entre estaduais e municipais, consideradas do campo, foram pré-selecionadas no programa Mais Educação, do Governo Federal e poderão oferecer, a partir deste ano, educação em tempo integral. No país, de acordo com o Ministério da Educação, foram pré-selecionadas 14,5 mil unidades rurais e, o objetivo é que pelo menos 5 mil, entre os 26 Estados além do Distrito Federal, passem a trabalhar com este programa.
As consideradas do campo compreendem, além das escolas rurais, também a de povos da floresta, ribeirinhos, quilombos, pescadores e assentados da reforma agrária. As unidades contempladas receberão, em média, R$ 37 mil por ano para aquisição de materiais, custeio de atividades e pagamento de transporte e alimentação de monitores, durante dez meses de aula. O recurso considera a menor e maior escola do programa.
De acordo com o Ministério da Educação, ao pré-selecionar quase o triplo do número de estabelecimentos que serão atendidos, foram consideradas dificuldades típicas destas unidades, como distância de centros de atividades culturais, esportivas e de lazer e o reduzido número de estudantes do ensino fundamental matriculados nas unidades.
As escolas pré-selecionadas terão até 15 de fevereiro para incluir os dados no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec). Ao aderir, além de informar o número de estudantes a serem atendidos, o gestor deve relacionar cinco ou seis atividades, escolhidas em uma lista de cerca de 60, disponível na página do programa.