A Secretaria de Educação à Distância – SEED do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) enviará kits de antenas digitais – utilizado na recepção do canal aberto TV Escola – para 398 escolas públicas do Estado de Mato Grosso. Para receber o benefício, as escolas devem atender alguns pré-requisitos relacionados no check-list a ser preenchido na seguinte página da Internet: sip.proinfo.mec.gov.br.
Para preencher o check-list da TV Escola, o responsável de cada unidade escolar deve seguir os seguintes passos: 1) Acessar o site sip.proinfo.mec.gov.br, com o cadastro e senha do INEP-Censo; 2) Entrar na opção cadastro – escola; 3) Na nova tela deve-se selecionar a Unidade da Federação (UF) e se possível preencher o INEP da escola, caso não tenha o INEP, deixar em branco e clicar em pesquisar para obter tal informação; 4) O check-list deve ser preenchido selecionando o botão de opções da respectiva escola. Após este procedimento será aberta uma tela que dará as seguintes opções referentes à escola desejada e deve ser selecionada a alternativa check-list TV Escola; e 5) O sistema abrirá o formulário que deve ser preenchido e confirmado com o botão incluir.
Os kits de antenas digitais são compostos por um receptor de satélite digital, um conversor e amplificador e um refletor parabólico. Dos 398 kits, 163 serão distribuídos para unidades da rede estadual e as outras 235 para escolas municipais do Estado.
“O canal TV Escola é utilizado pelos educadores para a formação continuada. Eles gravam os programas e os organizam em videotecas. Posteriormente são utilizados na formação dos professores e na ação pedagógica em sala de aula”, frisou a coordenadora da TV Escola em Mato Grosso, Lúcia Ilda Oliveira Fortes Pereira.