O município de Lucas do Rio Verde teve três escolas entre as 10 melhores do Estado, alcançando 6,2 no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Escola Érico Verissimo ficou na primeira colocação entre as municipais. A Vinícius de Moraes e a Menino Deus também se destacaram "Isso mostra a qualidade do ensino do município. Lucas do Rio Verde não tem apenas prédios bonitos. Nós temos profissionais qualificados, propostas pedagógicas e qualidade a oferecer na educação pública. A base do Ideb para os países desenvolvidos é de 6,5 para uma educação de qualidade e Lucas do Rio Verde está muito próximo dessa meta e isso é motivo de orgulho para quem trabalha na educação", comemorou a ex-secretária Solimara Ligia Moura, que deixou o cargo recentemente, após mais de 10 anos comandando a rede municipal.
"Entre as 10 melhores escolas do estado, Lucas tem três. Porém quando é feita análise da rede municipal, as três primeiras escolas, no Estado, são da rede municipal de Lucas do Rio Verde. Isso é um orgulho para a nossa população e motivo de festa, porque nós temos qualidade na rede municipal", avaliou.
Conforme Só Notícias já informou, o índice para os anos iniciais do ensino fundamental em Mato Grosso melhorou em 2011, saindo de 4,9 pontos em 2009 para 5,1, ficando acima da meta a ser alcançada que era de 4,4 pontos. Por outro lado, no ensino médio o Estado não conseguiu atingir a meta projetada de 3,4 pontos em 2011 ficando com 3,3 pontos.
O indicador avalia a qualidade do ensino do país a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil. Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.