As obras da construção da Escola Técnica Estadual (ETE) de Primavera do Leste (240 quilômetros de Cuiabá) estão em fase de acabamento e deverão ser entregues pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) ainda este ano com capacidade para atender 1,4 mil alunos. Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, a obra está com 85% de execução e caminha para etapa final de acabamento.
“Esta obra foi retomada em julho de 2019, porém este ano por conta dos decretos de isolamento, acabou atrasando o andamento dos serviços. Mas os trabalhos continuaram e agora a obra segue para os acabamentos, com previsão de entrega até dezembro deste ano”, informou.
Com investimentos de aproximadamente R$ 9 milhões, a ETE está sendo construída no Bairro Castelândia e segue o modelo padrão do Ministério da Educação (MEC). Além dos recursos para a construção, está previsto investimento de R$ 1 milhão em equipamentos.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, explica que a nova unidade vai ofertar qualificação e aprimorar o mercado de trabalho de Primavera e região.
“O objetivo principal é ampliar a oferta de cursos de qualificação profissional como forma de criar possibilidades da pessoa conseguir uma oportunidade de emprego. A realidade é que o ensino transforma o futuro das pessoas e estamos fomentando o desenvolvimento e o progresso dessa região”, afirmou.
A estrutura terá uma área total de 5.577 metros quadrados, contará com 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, biblioteca, refeitório, ginásio coberto para esportes, além de um laboratório especial, um auditório e um teatro de arena.