A Escola Técnica de Cuiabá, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT), está com inscrições abertas para preenchimento de 86 vagas para cursos de qualificação. São 32 vagas para Agente de Combate às Endemias, 30 para Agente de Segregação e Coleta de Resíduos Sólidos e 24 para Higienista de Serviços de Saúde. A previsão de início do curso é dia 22 de outubro, com duração de três meses e aulas em período integral, aos fins de semana. A idade mínima para inscrição é 18 anos.
O curso de Agente de Segregação e Coleta de Resíduos Sólidos terá uma carga horária de 160 horas. A escolaridade mínima exigida é o Ensino Fundamental I incompleto (1º a 5º ano). O objetivo é a coleta e seleção de resíduo sólido, classificando-o conforme a legislação pertinente. O aluno estará apto a classificar e armazenar o resíduo sólido quanto à origem e à periculosidade, com vistas à segregação do material reciclável e reaproveitável.
O curso de Agente de Combate às Endemias tem carga horária de 240 horas. A escolaridade mínima exigida é o Ensino Fundamental II completo (9º ano). O curso é voltado para a realização da vigilância, a prevenção, o controle de doenças e a promoção da saúde, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob a supervisão do órgão gestor, zelando pela manutenção da saúde coletiva.
A qualificação para Higienista de Serviços de Saúde também tem carga horária de 240 horas. A escolaridade mínima é o Ensino Fundamental I completo (5º ano). O curso abordará a limpeza e desinfecção dos ambientes de saúde, evitando a disseminação de infecções. O objetivo é a aplicação das normas de biossegurança ao manuseio de produtos químicos e materiais biológicos.
As inscrições podem ser feitas na própria escola, localizada na avenida Adauto Botelho, no bairro Coophema.